Baganha Galeria


Júlio Resende

Júlio Resende

Biografia
Para lá dos tempos
De Paris ao Porto
Vídeo "Resende 2010"
Lugar do Desenho

 

 


De Paris ao Porto

Foi em 1992, quando assumi a liderança da Galeria Magellan, em Paris, que cheguei ao mundo maravilhoso da arte, então desconhecido para mim, que ainda hoje não domino na sua plena dimensão.

Foi aí que conheci o Mestre Resende, na exposição "Les Illes do Cap-Vert". Tive o privilégio de descobrir este homem que na sua simplicidade e sabedoria, respeita os outros, independentemente das posições sociais e culturais. Isto marcou-me até aos dias de hoje.

Após 40 anos de vida em Paris, que muito me ajudaram a crescer e que jamais esquecerei, voltei à terra que me viu nascer.

No âmbito das minhas experiências do passado, tive a ideia de criar um espaço no presente. Assim nasceu a "Cor Espontânea", um espaço de arte que reflecte, mostra e divulga a criação artística. Foi inaugurada em 2008 na Avenida da Boavista.

No entanto, a falta de espaço levou à abertura, em 2009, de uma nova galeria na Rua do Bom Sucesso. Este novo lugar, agora com o nome de Baganha Galeria e com seis salas de exposição, permite exposições simultâneas de diversas gerações, de artistas consagrados e novos valores da pintura.

Em 2009, para minha grande surpresa, surgiu, a convite do Mestre Resende, a exclusividade das suas obras. Este projecto ganhou outra dimensão.

Foi um privilégio único.

Um muito obrigado ao Mestre Júlio Resende.

Fernando Baganha
Responsável da Galeria


Fernando Baganha com o Mestre Júlio Resende

 

voltar



© 2012-2018 Baganha Galeria | Todos os direitos reservados | a Galeria no Facebook | design: Exemplaria