Baganha Galeria

 

Baganha Galeria

Fundada em maio de 2008 (inicialmente sob o nome de "Cor Espontânea") a Baganha Galeria trata-se de uma iniciativa do empresário português Fernando Baganha que pretendia promover um projeto de exposição e comércio de obras de arte que se aproximasse o mais possível das necessidades dos colecionadores.

Fernando Baganha havia assumido em 1992 a direção da Galeria Magellan, em Paris, e é neste contexto, no âmbito da exposição "Les Illes do Cap-Vert", que conhece Júlio Resende. Neste espaço da cidade luz realizaria, ainda, exposições de artistas que figuram na coleção da Baganha Galeria, tais como Artur Bual, Branquinho Pequeno, Ferreira Rocha, Francisco Simões, Jacinto Luís, João Cutileiro, José Rodrigues, Lili Melo, Luis Darocha, Paulo Ossião ou Rodrigo Ferreira.

Em 2009 a Baganha Galeria tem a exclusividade do Mestre Júlio Resende, um privilégio que motivou a mudança do espaço na Avenida da Boavista para a Rua do Bom Sucesso (Porto), onde se mantém até hoje. Dispõe, assim, de uma área expositiva de cerca de 600 m2 distribuídos por seis salas de exposição.

 


Em 2013 Francisco Laranjo torna-se no segundo artista exclusivo da Baganha Galeria.

Em maio de 2013, cinco anos volvidos sobre o arranque deste projeto, propusemo-nos lançar um catálogo que fosse representativo do acervo da Baganha Galeria. Selecionamos obras de 78 artistas provenientes de países dos quatro continentes (Portugal, Espanha, França, E.U.A., Cuba, Equador, Chile, China, Japão, Índia, Angola e Moçambique) cujas estéticas se inserem em vários movimentos artísticos contemporâneos. Orgulhamo-nos contudo de afirmar que, no espólio da Baganha Galeria, a arte portuguesa está em destaque, sobretudo a que marca a segunda metade do século XX e o século XXI.

 




Áreas de Exposição (Bom Sucesso)

Mova o cursor do rato sobre
as áreas da planta para
visualizar as respetivas salas.






Novo espaço de arte (Foz)
Espaço inaugurado
a 13 de maio de 2017




© 2012-2017 Baganha Galeria | Todos os direitos reservados | a Galeria no Facebook | design: Exemplaria