Baganha Galeria



Exposições

2009
2010
2011
2012
2013
2014

2015
2016
2017
2018

 

 
Júlio Resende e Francisco Simões - Baganha Galeria   Exposição
Júlio Resende

Tantum Ergo
(lento, sotenuto et expressivo)

Francisco Simões

Baganha Galeria
De 10 de outubro a 30 de novembro de 2015

 

«Desde a primeira hora qua a Baganha Galeria tomou a decisão de homenagear Mestre Júlio Resende, dedicando-lhe uma sala que tem o seu nome e apresenta exclusivamente, trabalhos da sua autoria.
O lugar que o artista ocupa no panorama da cultura portuguesa justifica tal decisão e encoraja o projecto artístico e cultural que se pretende desenvolver.»

Fernando Baganha



«A emoção estética provocada pela obra de Francisco Simões advém do seu carácter
metafísico, da materialização do imaterial e do recôndito num processo sensitivo que prolonga a vida. Por isso convoco S. Tomás de Aquino. Por isso convoco Franz Liszt.

Porque é assim a sua arte. Uma arte que só se compromete com o belo, de preferência no feminino, e que ab-roga filiações, convenções e subserviências vãs. Uma arte – e regresso a Allan Poe – que é um sonho acordado para a vida e que, perseguindo o belo, faz dele um meio e nunca um fim através de um idiolecto que verbaliza o discurso do e sobre o amor.

Também Lizt executou um Tantum Ergo premonitório da impossibilidade de materialização do seu casamento com a Princesa Carolyne Sayn-Wittgenstein. São assim os artistas!

Termina o Hino – lento, sotenuto et expressivo. As notas soltam-se em toadas sinestésicas compondo a obra de Francisco Simões. A fé da arte. A arte da fé. Um Lizt escondido, mesmo se ensonado, mantém-se em estado de vigília. São assim as obras de arte: irrepetíveis, perpétuas! Tantum Ergo.»

Isabel Ponce de Leão


voltar
 


© 2012-2022 Baganha Galeria | Todos os direitos reservados | a Galeria no Facebook | design: Exemplaria