em Portuguêsin English

Baganha Galeria


Zulmiro de Carvalho (pormenor)

Zulmiro de Carvalho

 


Escultor português, Zulmiro de Carvalho nasceu em 1940, em Valbom, Gondomar. Efetuou os estudos no Curso de Escultura na Escola Superior de Belas-Artes entre 1963 e 1968. Foi docente da Escola de Belas-Artes do Porto, a partir de 1969. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou a St. Martin's School of Art em Londres de 1971 a 1973. A obra desenvolvida durante a década de 70, fortemente marcada pela tendência minimalista, caracteriza-se pela utilização da chapa metálica de pequena espessura, em esquemas compositivos cuja relação com o espaço envolvente assume grande relevância.

Para Zulmiro de Carvalho, a escultura é algo mais que um jogo de volumes. É essencialmente uma intervenção espacial onde a utilização da cor evidencia a homogeneidade do material e acentua a capacidade de integração na envolvente. Na década de 80, explora as qualidades expressivas da matéria. A chapa de ferro é conjugada com blocos de mármore em estado bruto ou esculpidos. Por vezes, tira partido das marcas aleatoriamente produzidas durante a extração dos blocos de matéria na pedreira. Mais tarde, incluiu o granito, o xisto e a ardósia no seu reduzido reportório de materiais.

Expõe regularmente desde 1964, obtendo vários prémios dos quais se destacam o Grande Prémio de Escultura da III Bienal de Vila Nova de Cerveira de 1982, Prémio Cooperativa Árvore de 1983 e Prémio de Escultura da Fundação Calouste Gulbenkian de 1986. É autor de diversas realizações de arte pública na região do Porto e Braga.

Fonte: Zulmiro de Carvalho. In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
[Consult. 2011-06-03]. http://www.infopedia.pt/$zulmiro-de-carvalho

 

voltar



© 2012-2017 Baganha Galeria | Todos os direitos reservados | a Galeria no Facebook | design: Exemplaria