em Portuguêsin English

Baganha Galeria


Tadao Nakabayashi (pormenor)

Tadao Nakabayashi

 


Tadao Nakabayashi (Shimane, Japão, 1947).

Inicia seus estudos de pintura em 1965 com Minoru Ando, na sua cidade natal. Aprende cerâmica, técnicas de ikebana (a arte do arranjo floral) e a cerimónia do chá. Toma contacto com a filosofia zen-budista e inicia-se na arte caligráfica. Viaja até à Índia, Nepal e China para estudar as filosofias e religiões.

Por volta de 1971, parte para a Europa a fim de estudar e pesquisar sobre a arte em museus e galerias. Chega ao Brasil em 1979, e fixa residência em São Paulo. Na primeira exposição realizada no Brasil, montada na Câmara Municipal, apresenta pinturas de budas coloridos.

Usa formas geométricas, como quadrados e triângulos, além de formas ovóides e elípticas, que são a base da composição das figuras.
Utiliza-se de símbolos e arabescos, herança da filosofia budista.
As pinturas são acrílicos sobre tela. Realiza painéis, formando trípticos em grande formato, lembrando os biombos japoneses.

Os críticos são unânimes em afirmar que a filosofia zen-budista, e consequentemente o misticismo, são temáticas marcantes na sua obra. Nos anos 1980 e 1990 realiza diversas exposições individuais no Japão, mas principalmente em São Paulo, onde reside actualmente.

 

voltar



© 2012-2017 Baganha Galeria | Todos os direitos reservados | a Galeria no Facebook | design: Exemplaria