Tadao Nakabayashi
|
|
Tadao Nakabayashi (Shimane, Japão, 1947).
Inicia seus estudos de pintura em 1965 com Minoru Ando, na sua cidade natal. Aprende cerâmica, técnicas de ikebana (a arte do arranjo floral) e a cerimónia do chá. Toma contacto com a filosofia zen-budista e inicia-se na arte caligráfica. Viaja até à Índia, Nepal e China para estudar as filosofias e religiões.
Por volta de 1971, parte para a Europa a fim de estudar e pesquisar sobre a arte em museus e galerias. Chega ao Brasil em 1979, e fixa residência em São Paulo. Na primeira exposição realizada no Brasil, montada na Câmara Municipal, apresenta pinturas de budas coloridos.
Usa formas geométricas, como quadrados e triângulos, além de formas ovóides e elípticas, que são a base da composição das figuras.
Utiliza-se de símbolos e arabescos, herança da filosofia budista.
As pinturas são acrílicos sobre tela. Realiza painéis, formando trípticos em grande formato, lembrando os biombos japoneses.
Os críticos são unânimes em afirmar que a filosofia zen-budista, e consequentemente o misticismo, são temáticas marcantes na sua obra. Nos anos 1980 e 1990 realiza diversas exposições individuais no Japão, mas principalmente em São Paulo, onde reside actualmente.
|
|