em Portuguêsin English

Baganha Galeria


Manuel Cargaleiro (pormenor)

Manuel Cargaleiro

 


Pintor e ceramista, nasceu em 1927 em Castelo Branco. Em 1946 inicia os estudos de Ciências na Universidade de Lisboa, que vem a abandonar para se dedicar às artes plásticas, iniciando-se como ceramista.

Desde 1949 participa em exposições coletivas, recebendo varias menções honrosas. Em 1952 realiza a sua primeira exposição individual e em 1953 expõe no Salão da Jovem Pintura.
No ano a seguir recebe o Primeiro de artes plásticas Sebastião de Almeida, para ceramistas, e inicia a sua actividade como professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas Antonio Arroio, em Lisboa. Neste ano conhece a Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szènes e Roger Bissière.

Continua a participar em importantes exposições em Portugal e no estrangeiro. Recebe numerosos prémios e reconhecimentos. Em 1957 recebe uma bolsa do Governo Italiano que lhe permite viajar para Italia e estudar a arte da cerâmica em Faença. No ano seguinte recebe uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para a realização de um estagio em França.

Tem sido condecorado e premiado em numerosas ocasiões. Agraciado pelo Presidente da República em 1983 e 1989 e pelo Governo Francês em 1984.

Parte da sua obra encontra-se em exposição permanente no Museu Cargaleiro, em Castelo Branco, a coleção evidencia a grande versatilidade do artista.

Em Italia também existe um Museu dedicado ao seu trabalho e à relação entre a cerâmica e arquitectura.






 

voltar



© 2012-2017 Baganha Galeria | Todos os direitos reservados | a Galeria no Facebook | design: Exemplaria