em Portuguêsin English

Baganha Galeria


Luís Demée (pormenor)


Luís Demée

 


Luís Luciano Demée nasceu em Macau em 1928. O arquiteto e pintor russo George Smirnoff foi seu mentor entre 1944-1945. Em 1951 Demée realizou uma exposição individual em Macau, bem como várias exposições em Hong Kong Art Club. Em 1952, com uma subvenção do Fundo de Educação de Macau (Caixa Escolar de Macau), matriculou-se na Escola de Belas Artes de Lisboa, continuando os seus estudos na Escola de Belas Artes do Porto. Participou na 20ª Missão Estética organizado pela Sociedade Nacional de Belas Artes.

Após concluir a licenciatura em Pintura, Demée partiu para Paris com uma bolsa de estudos concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1961, foi convidado para o cargo de professor assistente na Escola de Belas Artes do Porto. Na primeira Bienal de Paris, recebeu uma bolsa de estudos da Federação de Paris de Críticos de Arte. Demée foi condecorado com o Prémio Nacional de Souza Cardoso Pintura. A Fundação Calouste Gulbenkian convidou-o a visitar a exposição " Uma Década de Pintura e Escultura ", em Londres. Visitou também a exposição "WESTKUNST ', em Colónia, Alemanha.

Realizou viagens de campo para o Médio Oriente, Grécia, Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Pintou murais, frescos, pinturas em vidro, tapetes e obras em acrílico para o Palácio de Justiça do Sabugal, bem como para vários hotéis e prédios públicos. Demée recebeu a Medalha de Valor da Secretaria de Estado de Cultura, e a Medalha de Macau apresentados pelo Leal Senado. Em 24 de julho de 1999, Demée recebeu a Medalha de Ouro do Cidadão (Emérito) do Governo de Macau.

Fonte: http://www.arscives.com/demee/curriculum.asp

 

voltar



© 2012-2017 Baganha Galeria | Todos os direitos reservados | a Galeria no Facebook | design: Exemplaria