em Portuguêsin English

Baganha Galeria


Álvaro Lapa (pormenor)

Álvaro Lapa

 


Pintor/escritor português (1939 – 2006) foi um dos grandes nomes da pintura portuguesa contemporânea. A sua obra caracteriza-se por uma coerência estética e pela impossibilidade da sua inscrição em géneros. Alguns autores defendem que a sua obra é de carácter autobiográfico, não se podendo encaixar num só ou qualquer ismo. O seu trabalho ao longo dos tempos evidenciou uma forte relação entre a literatura e a pintura. A sua licenciatura em Filosofia talvez em parte justifique esta ligação.

Ao longo dos anos Álvaro Lapa, que realizou a sua primeira exposição na Galeria 111, de Manuel de Brito, em Lisboa, manteve atividade constante realizando inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro afirmando-se como um dos pintores mais importantes da segunda metade do século XX.
De escrita de entendimento difícil, Álvaro Lapa publicou vários títulos. Aliando sempre a pintura à escultura, a sua obra é um caso singular de liberdade, experiência e rutura na busca de um sentido profundamente poético.

Em 1976, ingressou como professor na Escola Superior de Belas Artes do Porto onde lecionou, sobretudo, disciplinas teóricas.

 

voltar



© 2012-2017 Baganha Galeria | Todos os direitos reservados | a Galeria no Facebook | design: Exemplaria