Artur Bual
|
|
Pintor, escultor e ceramista português (1926-1999) foi um artista plástico que influenciou de forma determinante a arte em Portugal na segunda metade do século XX. Iniciou-se como paisagista mas evoluiu para linguagens mais abstratizantes - não deixando, no
entanto, o vínculo à realidade visual concreta, como demonstra a sua prática constante do retrato. De traços expressionistas, por vezes intensamente dramáticos, assumiu-se como um dos grandes nomes da pintura gestual em Portugal. O gestualismo principiou na pintura portuguesa em 1958 com Artur Bual e foi na obra deste pintor que atingiu, e mantém ainda, a sua mais alta expressão estética.
Artur Bual realizou, ao longo da sua carreira, diversas exposições em Portugal e no estrangeiro. Está representado em diversas coleções (tais como: Palácio da Justiça de Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Museus Nacionais, Câmaras Municipais, Centro de Formação Profissional de Pegões, Governo Regional dos Açores, entre outros) e entre 1952 e 1997 arrecadou diversos prémios em Portugal e no estrangeiro. Executou diversos frescos em doze capelas no Alentejo e no Ribatejo.
www.circuloarturbual.pt
|
|